A característica da guerra imperialista

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

A característica da guerra imperialista

Mensagem por Mauro Nunes em Dom Jul 10, 2016 7:41 pm

Primeira Guerra Mundial: O primeiro grande conflito bélico do século XX

Invenções militares como a metralhadora, os gases tóxicos, o avião, o tanque, o submarino, que até hoje aterrorizam nações inteiras, estrearam sua eficiência mortífera nesta guerra.
O conflito também foi notório por ter sido o primeiro a ter sido travado ao redor do mundo. Afinal, este foi o encontro de armas que colocou em questão não apenas o controle desta ou aquela colônia, e sim o domínio sobre todo o mercado mundial. Como este já estava completamente tomado e dividido, restava apenas a disputa por território e poder entre as diferentes facções de imperialistas, no melhor estilo Al Capone…
Outra característica da guerra imperialista que pode ser vista não apenas nessas duas batalhas, mas em todo o conflito, é o uso da classe operária para construir exércitos de dimensões nunca antes vistas. Só os alemães recrutaram quase 13 milhões de homens entre 1914 e 1918. As burguesias imperialistas europeias lutaram para proteger seus impérios coloniais ou para expandi-los, e quem morreu em nome desses interesses eram os trabalhadores de seus países





http://www.marxismo.org.br/content/verdun-e-somme-massacres-em-nome-do-imperialismo
avatar
Mauro Nunes
Admin

Mensagens : 82
Data de inscrição : 10/07/2016
Idade : 56
Localização : Pode me perguntar

http://formacaomarxista.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum