Pobreza em meio à fartura

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Pobreza em meio à fartura

Mensagem por Mauro Nunes em Seg Jul 18, 2016 7:09 am

“Desde a crise de liquidez em junho (2013), quando seu banco central reteve a liquidez do sistema bancário para punir credores irresponsáveis, a China se tornou uma grande fonte de preocupação para a economia mundial...
“(...) O FMI nesta semana argumentou que o crescimento da China se tornou ‘muito dependente do investimento e de um aumento insustentável do crédito’. O investimento novamente contribuiu com a maior parte do crescimento da China no primeiro semestre do ano” (The Economist, 20 de julho de 2013).
E observa adicionalmente em outro lugar:
“A China está no meio de uma precária mudança do crescimento liderado pelo investimento para um modelo mais equilibrado, baseado no consumo. Sua vaga de investimento trouxe muita inadimplência…
“(...) A má notícia é que os dias de velocidade recorde se acabaram. O investimento turbo-alimentado e o modelo exportador ficaram sem fôlego (The Economist, 27 de julho de 2013).
A desaceleração na China, por sua vez, ameaça as economias no Brasil, Austrália, África etc., que se tornaram dependentes da exportação de matérias-primas para alimentar o crescimento econômico da China.
Desequilíbrios e tensões globais



http://www.marxismo.org.br/content/pobreza-em-meio-fartura-desigualdade-desequilibrios-e-crise-mundial-do-capitalismo
avatar
Mauro Nunes
Admin

Mensagens : 82
Data de inscrição : 10/07/2016
Idade : 56
Localização : Pode me perguntar

http://formacaomarxista.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum