Os marxistas nas eleições e no parlamento burguês

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Os marxistas nas eleições e no parlamento burguês

Mensagem por Mauro Nunes em Qua Jul 13, 2016 7:53 am

Inicio esse tópico como introdução ao momento pelo qual o mundo passa, entre guerras, levante e mobilizações. tentarei expandir em sub tópicos para que venha a tona toda a dinâmica desse processo , criando uma visualização da possibilidades criadas na gestação da derrubada do capitalismo.

Historicamente, os comunistas utilizam as eleições e as posições conquistadas no parlamento burguês para fortalecer a luta pelo socialismo. Estas são intervenções no terreno do inimigo para demolir todo o edifício do Estado capitalista, incluindo o próprio parlamento.
Na brochura “Esquerdismo, doença infantil do comunismo”, Lenin combate posições sectárias que se desenvolviam na recém-fundada III Internacional, dentre elas a dos comunistas “de esquerda” alemães, que pregavam o boicote às eleições parlamentares, por considerarem a participação no parlamento um método que já havia caducado historicamente e politicamente….
Lenin argumentou: “Como é natural, para os comunistas da Alemanha o parlamentarismo ‘caducou politicamente’; mas, trata-se exatamente de não julgar que o caduco para nós tenha caducado para a classe, para a massa. Mais uma vez, constatamos que os “esquerdistas” não sabem raciocinar, não sabem conduzir-se como o partido da classe, como o partido das massas. Vosso dever consiste em não descer ao nível das massas, ao nível dos setores atrasados da classe. Isso não se discute. Tendes a obrigação de dizer-lhes a amarga verdade: dizer-lhes que suas ilusões democrático-burguesas e parlamentares não passam disso: ilusões. Ao mesmo tempo, porém, deveis observar com serenidade o estado real de consciência e de preparo de toda a classe (e não apenas de sua vanguarda comunista), de toda a massa trabalhadora (e não apenas de seus elementos avançados)”….


Link 1  – http://www.marxismo.org.br/content/revolucao-russa

Link 2  – http://www.marxismo.org.br/content/participacao-dos-marxistas-nas-eleicoes-e-no-parlamento-burgues

avatar
Mauro Nunes
Admin

Mensagens : 82
Data de inscrição : 10/07/2016
Idade : 56
Localização : Pode me perguntar

http://formacaomarxista.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum