A crise do capitalismo e construção do socialismo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

A crise do capitalismo e construção do socialismo

Mensagem por Mauro Nunes em Dom Jul 10, 2016 8:19 pm

Temos pela frente um longo período de crise do capitalismo


O sistema baseado no regime da propriedade privada dos grandes meios de produção, não pode mais beneficiar o conjunto da humanidade.
O comportamento da economia mundial, que se arrasta numa profunda crise desde 2008, mostra o acerto das teorias expressas no Capital e em todo o conjunto da obra de Marx.
Tendo como pano de fundo a atual crise, explica-se como essas crises do sistema capitalista são fruto de suas contradições insolúveis. Explica, também, a diferença entre as crises cíclicas – comuns ao capitalismo desde a sua origem – e a atual crise, que se conforma numa crise orgânica do sistema.
As condições que permitiam a recuperação rápida da economia mundial não existem no mundo atual (abertura de novos mercados, surgimento de novas indústrias…). Mesmo a destruição massiva de forças produtivas, tal qual se deu na II Guerra, mostra-se uma opção inviável. O keynesianismo tornou-se obsoleto na atual conjuntura, dado o alto endividamento dos Estados.
Esta crise, portanto – e nisso os teóricos burgueses concordam – é mais que uma crise duradoura. Esta é uma crise que provocará rupturas. “Há um mundo doente, moribundo, que se recusa a morrer, enquanto outro luta para nascer”
Somente a exploração da propriedade privada dos meios de produção poderá pôr fim às crises e abrir uma perspectiva de futuro para a humanidade, na medida que a planificação da economia evitará a superprodução capitalista – origem principal de todas as crises.
O marxistas vivem um momento histórico muito promissor. “Antes explicávamos nossa teoria. Nesse momento, além de explicar, temos as comprovações práticas dos ensinamentos de Marx. Isso abre uma perspectiva sem tamanho para a construção do partido revolucionário, para a transformação socialista do planeta”.
Podemos afirmar que as catástrofes e a barbárie é o que estará reservado para a humanidade se setores chaves do proletariado  não se assenhorarem do marxismo e erguerem seus partidos rumo a vitória final. Somente assim será assegurado que a barbárie será definitivamente afastada e a humanidade e garantido seu bem estar.


avatar
Mauro Nunes
Admin

Mensagens : 82
Data de inscrição : 10/07/2016
Idade : 56
Localização : Pode me perguntar

http://formacaomarxista.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum